China diz estar pronta para cooperar com Rússia e Brasil em ensaios de vacina contra o coronavírus

A China está a cooperar com a Rússia e o Brasil em ensaios de vacinas contra o coronavírus e está pronta para que a Índia e a África do Sul participem do projecto, disse o presidente chinês, Xi Jinping, falando virtualmente na 12.ª cimeira do BRICS, devido à pandemia da Covid-19. “As empresas chinesas estão a trabalhar com parceiros da Rússia e do Brasil na terceira fase de testes clínicos de vacinas”, referiu.

O chefe de Estado da China também mostrou disponibilidade para alargar a cooperação. “Estamos prontos para estabelecer cooperação com a África do Sul e a Índia”, acrescentou. “Consideraremos activamente a possibilidade de fornecer uma vacina dentro do BRICS, se necessário.

” Trata-se da primeira vez que a cúpula do BRICS ocorre em modo virtual, sendo presidida pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, e contando também com a presença dos seus homólogos brasileiro, Jair Bolsonaro, chinês, Xi Jinping, sulafricano, Cyril Ramaphosa, e do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Na agenda da cúpula figuram temas como o contraterrorismo e combate ao narcotráfico, bem como um plano de acção para parceria económica entre os membros até 2025.