Presidente azeri rejeita chance de negociação sobre status especial para Nagorno-Karabakh

Presidente azeri rejeita chance de negociação sobre status especial para Nagorno-Karabakh

Ilham Aliev destacou ter avisado inúmeras vezes sobre a integridade territorial do Azerbaijão e estar pronto para a restaurar até por meio militar, durante discurso à Nação na região de Fizuli, emitido pelo canal estatal AzTV.

“Eu disse inúmeras vezes que nós não permitiríamos que um segundo Estado arménio fosse criado nos territórios ancestrais azeris. Disse inúmeras vezes que a integridade territorial do Azerbaijão não pode ser negociada. Disse que o Azerbaijão restauraria a sua integridade territorial. Disse que se não fosse por um caminho pacífico, então seria por um caminho militar. Meus discursos estão por todos os lados, estão publicados. Eu disse estas palavras e continuo apoiando-as”, afirmou Aliev.

De acordo com o presidente azeri, a “integridade territorial do Azerbaijão foi restaurada” e Nagorno-Karabakh não pode ter um status especial. “É impossível falar em status especial [para Nagorno-Karabakh]. Há um Estado azeri, multinacional e de muitas religiões. Existe um Estado progressivo azeri. Representantes de todas as religiões vivem, normalmente, em condições de paz e entendimento. O povo arménio vai viver da mesma maneira, não temos nada contra o povo arménio”, explicou. Na última Segunda-feira (9), os líderes da Rússia, Arménia e Azerbaijão emitiram uma declaração conjunta sobre o fim das hostilidades em NagornoKarabakh, uma trégua que teve início no dia 10 de Novembro