“Angola perde uma grande figura da cultura, um grande artista”, afirmam correligionários

“Angola perde uma grande figura da cultura, um grande artista”, afirmam correligionários

O artista, durante a gala de premiação dos laureados, ocorrida a 6 deste mês, encontrava-se já internado na referida unidade sanitária, razão pela qual não se fez presente ao evento. Esteve doente desde o fim do mês de Outubro, tendo sido socorrido pela Fundação Arte e Cultura, que o levou à Clínica Luanda Medical Center, no dia 30.

Passados três dias foi levado à Sagrada Esperança, onde permaneceu até à sua morte. Integrado nesta associação há sensivelmente seis anos, Kapela trabalhava com as crianças, ensinando-as a pintar, uma arte que desenvolveu desde a década de 60, tendo também desenvolvido residências artísticas. Segundo a directora-geral da Fundação Arte e Cultura, Naama Margalit, durante a sua passagem na Fundação realizaram várias exposições nacionais e internacionais. Entre elas consta a mostra individual realizada em 2015, o envio das suas obras à Inglaterra, em 2016, bem como a sua participação.

Em 2019 no Intercâmbio Internacional de Cultura e Arte, organizado pela Fundação, na Ilha de Luanda, no âmbito do projecto Ponte Cultura em que participaram países como Estados Unidos, Peru, Israel, Polónia. “Angola perdeu uma grande figura da Cultura, grande artista. Queremos ver a sua presença na História de Angola.

Lembraremos dele em todas as nossas vidas com paz e amor. Ele é parte da minha família. Ao tomar conhecimento da sua morte, o que senti foi que uma parte de mim estivesse a sair, foi um choque muito forte”, lamentou. Disse ainda que durante muitos anos, Kapela fez parte da Fundação não só como artista, mas como família.

Que cada um dos trabalhadores teve um momento especial com o Mestre. Razão pela qual agradeceu o senhor Xavier Narciso, director da área social da Fundação, pela dedicação que teve com o Mestre, assim como o trabalho do director-geral do ELA – Espaço Luanda Arte, Dominick A Maia Tanner, ao contributo para afincar a sua carreira.

 

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.