Covid-19 pode colapsar sistema de saúde em Benguela

Covid-19 pode colapsar sistema de saúde em Benguela

Edgar Bucassa disse que a pandemia está a causar reflexos negativos no sector, diminuindo, consideravelmente, a força de trabalho dentro do sistema de saúde. O médico referiu que o quadro vigente, fruto deste mal que não afecta apenas Angola, sugere um possível colapso nos próximos tempos, embora, segundo sublinha, o governo local ainda não queira admitir. “Temos tido muitas dificuldades no atendimento (…) porque a Covid traz aqui várias questões, uma delas tem sido a biossegurança para os profissionais, pois muitos morreram e muitos ficaram infectados e muitos, por causa do próprio Decreto, acabaram por ser afastados das suas áreas de serviço”, frisou.

O responsável sindical disse que por não haver, neste momento, capacidade de testagem a todos pacientes que acorrem diariamente ao Hospital Geral de Benguela, há necessidade de se reforçar os meios de biossegurança para os profissionais de saúde, a fim de que estes deixem de temer por qualquer pessoa que se apresente naquela unidade sanitária com um quadro clínico de gripe.

“Para a gente poder dizer “esse tem tosse e não tem nada a ver com a Covid” e poder tratá-lo. Mas, ainda assim, mesmo depois do próprio contacto, eu tenho de estar prevenido, com o material todo de biossegurança, para atender o paciente sem medo”, sugeriu.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.