Novo Centro Laboratorial do Dundo com capacidade diária de processar 2.000 testes

Franco Mufi nda informou que, ontem, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, inaugurou o Centro de Diagnóstico Laboratorial do Dundo, na província da Lunda-Norte. Explicou que o novo empreendimento tem uma capacidade diária de processar 100 mil testes de RT-PCR, igual número para serologia Elisa, salientando que o centro de diagnóstico vai apoiar a região Leste do país, concretamente as províncias da Lunda-Sul, Moxico e Malanje.

O governante garantiu que o mesmo estabelecimento está pronto para atender a população, observando o Decreto Executivo Conjunto n.º 252/20, de 19 de Outubro, dos ministérios das Finanças e da Saúde sob o regime de comparticipação nos custos dos testes da Covid-19 realizados pelo sistema público de saúde. No entanto, lembrou que as pessoas abrangidas pelas medidas de rastreio defi nidas pelas entidades sanitárias e as que se encontram em quarentena e isolamento determinados pelas entidades estão isentas de pagamento.

O secretário de Estado para a Saúde Pública apelou, uma vez mais, à observância das medidas de prevenção como o uso obrigatório da máscara, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, a não violação da cerca sanitária, o evitar do ajuntamento populacional, bem como mexer em cadáveres sem a orientação das unidades sanitárias, sublinhando que a Covbid-19 é um problema de responsabilidade individual e colectiva.