Carta do leitor // Aproveitar melhor o Arquivo

Carta do leitor // Aproveitar melhor o Arquivo

Caro coordenador do Jornal OPAÍS, receba as minhas saudações! Ontem, através das imagens da Televisão Pública de Angola, acompanhei a inauguração da nova sede do Arquivo Nacional de Angola, pelo Presidente da República, João Lourenço. Fiquei satisfeita ao ver a inauguração de uma instituição importante que poderá contribuir para as pesquisas de alunos e não só, e permitir o melhor conhecimento sobre a nossa história e cultura.

Como alguém que mora nas proximidades da nova sede do Arquivo, considero que esta inauguração veio resolver um problema nesta circunscrição que é a falta de espaços culturais e de pesquisa, onde os jovens pudessem aproveitar melhor o tempo.

O Estado fez a parte que lhe compete que é a de erguer a infra-estrutura e equipar com recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Caberá agora a nós os utentes a preservação do espaço, como de resto foi assinalado pelo Presidente da República, no acto da inauguração, tendo referido que o mesmo custou muito dinheiro aos cofres do Governo.

Sobre a recomendação feita pelo Titular do Poder Executivo, para a necessidade de se tornar o espaço rentável, o que como ficou explicito passará pela adopção de uma taxa de compartição, algo que directora da Instituição disse estar já a ser tratado a nível do Ministério das Finanças, esperamos que a mesma possa ser compatível com os nossos bolsos, para não fazer com que os utentes usem a taxa como argumento da não frequência do local, uma vez que temos muitos alunos que gostam frequentar espaços de investigação.

O último apelo vai para as instituições de ensino e educação que doravante deverão incluir no roteiro de actividades extraescolares as visitas ao Arquivo, como de resto acontece com algumas instituições de ensino, ao Memorial António Agostinho Neto.

 

Marinete Patrícia Francisco de Sousa, Camama-Luanda.