Embaixada dos EUA na Eritreia aconselha cautela a cidadãos após seis explosões em Asmara

Embaixada dos EUA na Eritreia aconselha cautela a cidadãos após seis explosões em Asmara

A embaixada dos Estados Unidos na Eritreia advertiu ontem Domingo que durante a noite foram registadas seis explosões em Asmara, a capital deste país aliado da Etiópia, sem explicar motivos e aconselhando os residentes norte-americanos a serem cautelosos. “Aproximadamente pelas 22:13 de 28 de Novembro houve seis explosões em Asmara”, indicou na sua página da internet. A embaixada “aconselha todos os cidadãos norte-americanos que se encontram na Eritreia, que continuem a ser cautelosos, permaneçam em suas casas quando não estão no trabalho, façam só as viagens essenciais e estejam atentos à situação de conflito em curso na região de Tigray na Etiópia”.

O anúncio acontece um dia após a embaixada ter emitido outro alerta de segurança indicando que na noite de 27 de Novembro foi escutado “um forte ruido, possivelmente uma explosão”. O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, lançou em 4 de Novembro uma operação militar na região de Tigray (norte do país), após meses de tensão crescente com as autoridades regionais da TPLF do Tigray. Desde então, a região tem sido palco de ofensivas militares por ambas as partes, com o disparo de foguetes e de incursões para a captura de cidades. Mais de 40 mil pessoas abandonaram a região em direcção ao Sudão e quase 100.000 refugiados eritreus em campos no norte de Tigray ficaram expostos às linhas de fogo. Organismos independentes relataram o massacre de pelo menos 600 civis.

A comunidade internacional, incluindo o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e a União Europeia, tem manifestado grande preocupação com o conflito e o seu impacto humanitário, enquanto insistem nos apelos ao diálogo. Abiy Ahmed tem rejeitado o que apelida de “quaisquer actos de ingerência indesejados e ilegais”, afirmando que o seu país irá lidar com o conflito sozinho. Este Sábado Abiy Ahmed declarou que o exercito tinha “o controlo total” de Mekele, a capital de Tigray, dois dias depois de ordenar o ataque final para o “estabelecimento da ordem”, dando por concluída “com êxito” a operação principal contra as autoridades rebeldes da região de Tigray