Manifestantes na Tailândia marcham em direcção a quartéis contra o poder militar do rei

Manifestantes na Tailândia marcham em direcção a quartéis contra o poder militar do rei

Milhares de manifestantes tailandeses contra o governo marcharam aos quartéis militares, neste Domingo, para desafiar o controlo pessoal do rei Maha Vajiralongkorn de algumas unidades do Exército. Foi o mais recente acto de desafio contra o rei dos manifestantes, que estão a quebrar tabus ao criticar a monarquia.

A constituição da Tailândia diz que a monarquia precisa ser reverenciada e as leis proíbem insultos contra a instituição. Manifestantes, muitos carregando patos insufláveis, que se tornaram mascote dos protestos, pararam nos portões do 11º Regimento de Infantaria, parte da Guarda do Rei que teve um papel na repressão aos protestos anti-establishment em 2010. Fileiras de agentes policiais bloquearam os manifestantes no portão.

“Nenhum país democrático tem o rei no controlo do Exército. Em qualquer país democrático com um rei como chefe de Estado, as Forças Armadas respondem ao governo”, disse Arnon Nampa, advogado e líder dos protestos que tem sido um crítico frequente da monarquia. “Temos visto a monarquia expandir os seus poderes. É por isso que estamos aqui.” O Palácio Real não fez comentários desde que os protestos começaram, mas o próprio rei afirmou, recentemente, que os manifestantes são amados “do mesmo jeito”, apesar das suas acções.