SIC desmantela grupo que aterrorizava

Um grupo integrado por cinco supostos criminosos, que nas últimas semanas realizava assaltos à mão armada no município do Cubal, província de Benguela, foi desmantelado e apresentado pelo Serviço de Investigação Criminal, apurou ontem, Sexta-feira, a ANGOP. Segundo o porta-voz do SIC na província de Benguela, subinspector Victorino Kotingo, os alegados criminosos, com idades compreendidas entre os 20 e 25 anos, são considerados altamente perigosos por usarem armas de fogo durante as suas acções. Victorino Kotingo explicou que o grupo realizava assaltos a residências e na via pública, sempre com o recurso a três armas de fogo do tipo AKM e uma pistola, todas já recuperadas com os respectivos carregadores e munições.

O subinspector adiantou que, durante a detenção dos mesmos nas localidades de Yambala, Kapupa, povoações do Kamondongolo e Halo, todas no Cubal, foram apreendidas igualmente quatro motorizadas de marcas diversas e 850 mil kwanzas. Os supostos meliantes foram já presentes ao agente do ministério público para quem, no primeiro interrogatório, confessaram a autoria de diversos crimes e, devido ao risco de fuga e por representarem perigo à população, foilhes aplicada a medida cautelar de prisão preventiva, aguardando-se a conclusão da instrução preparatória dos autos.

Entretanto, o comandante municipal da PN no Cubal, superintendente Bernardo Segunda, referiu que a corporação registou, nos últimos dois meses, 35 crimes diversos, com realce para roubos e furtos com recurso a armas de fogo, tendo já sido detidos 15 cidadãos envolvidos nesses crimes. O comandante municipal garantiu que o desmantelamento do grupo considerado perigoso vai permitir que os munícipes celebrem a quadra festiva em paz e tranquilidade, acrescentando que as forças de defesa e segurança estão já a afinar os aspectos estratégicos para o asseguramento deste período natalício antes, durante e depois da quadra festiva.