França rejeita acordo a qualquer preço com o Reino Unido

França rejeita acordo a qualquer preço com o Reino Unido

secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus admite vetar um acordo para o Brexit se não for bom para França, “principalmente para os pescadores”. Clément Beaune, secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, garantiu que França não aceitará “um acordo a qualquer preço” com Londres sobre as futuras relações entre o Reino Unido e a União Europeia após o Brexit. “Se chegarmos a um acordo, vamos examiná-lo. Se não for bom e de acordo com nossos interesses, principalmente para os pescadores, França, como qualquer outro Estado-membro, pode emitir um veto”, disse Beaune em entrevista publicada ontem pelo semanário Le Journal du Dimanche.

O secretário de Estado, muito próximo do Presidente Emmanuel Macron, considerou adequada a trégua nas negociações introduzida pelo representante europeu, Michel Barnier, mas advertiu que os prazos não devem constituir uma ameaça. “Estaríamos errados se mantivéssemos a pressão no cronómetro. É necessário que os Estados- membros e o Parlamento Europeu tenham tempo para examinar o acordo quando ele for alcançado e após a sua votação”, disse. Além disso, garantiu, seria necessário explicá-lo às empresas para que se adaptassem ao novo cenário, para o qual considerou fundamental que se avance “nos próximos dias”. “É bom finalizar um acordo, ou estabelecer o ‘não acordo’.

Porque, neste caso, é melhor saber agora do que no Natal. Enquanto isso, temos que nos preparar para as duas opções”, disse. Beaune reconheceu que os dois principais confrontos entre Londres e os 27 são os subsídios a empresas e a pesca. No primeiro caso, o secretário de Estado salientou que, com o acordo, o Reino Unido “seria o principal parceiro comercial fora da UE”, pelo que considerou “normal que sejam pedidas garantias de que não haverá um dumping inadmissível”. Sobre a pesca, garantiu que “os britânicos não podem, por um lado, ter acesso a todo o mercado único europeu e, por outro, excluir a pesca desse conjunto”.