UEA mostra contributo no desenvolvimento da Literatura Angolana no seu 45.º aniversário

UEA mostra contributo no desenvolvimento da Literatura Angolana no seu 45.º aniversário

Entre as acções que tiveram início no passado Domingo, consta a realização de uma mesa redonda com o tema “A contribuição da UEA no processo de desenvolvimento da literatura angolana”, a ser realizada hoje, no período da tarde, nas suas instalações, com a presença de escritores, que será gravado pela TV Zimbo, para posterior transmissão.

Estarão presentes no encontro escritores como Luís Kandjimbo, que integra a denominada Geração Literária de 80, Adriano Botelho de Vasconcelos, Lopito Feijó e o actual secretário-geral da UEA, David Capelenguela. De acordo com o secretáriogeral, os membros que fundaram a instituição são filiados que vinham antes da proclamação da “Dipanda”, cujos trabalhos foram publicados depois que o país tornou-se independente.

”Nós valorizamos aquilo que eles escreveram neste período. Por isso, procuramos despertar a consciência da juventude, sobre o papel e a contribuição desta instituição no processo de desenvolvimento da Literatura Angolana”, frisou. Ainda neste dia, no período da manhã, será realizada uma sessão de abordagem sobre as obras de Pepetela e Isequiel Cori, a seguir de proclamação de prosa, poesia e actuação musical.

Para o dia seguinte esta reservada uma mesa redonda e outras actividades no Domingo. Durante a semana, foram ainda realizadas palestra com um grupo de jovens estudantes que sempre mostraram interesse em saber da história da instituição, bem como o espaço “Maka à Quarta-feira”, que retratou a obra de Jofre Rocha, intitulada “Estórias do Musseque”, que teve como prelector Carlos Cabomba.

David Capelenguela avançou que as acções celebrativas tiveram início no Domingo passado, com a realização de uma reunião, via Live, onde abordaram a “Contribuição dos escritores angolanos na edição de obras literárias no período após independência”.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.