Carta do leitor: Tragédias contínuas na estrada de Catete

Carta do leitor: Tragédias contínuas na estrada de Catete

Muito bom dia, caro director do Jornal O País! É um prazer a oportunidade que me dá para escrever nesta edição do dia 16 de Dezembro. Nesta fase da quadra festiva, poderia falar de situações alegres e humanizadoras, mas, infelizmente, o que tem acontecido no perímetro do Novo Aeroporto deixa-me bastante preocupado e atónito. Todos os meses tem havido acidentes nas imediações.

As causas são constantes. Normalmente estes acidentes acabam em mortes. Ontem, para quem ia ao Km 44 ou saía de Catete para Luanda ficou chocado com o que viu no perímetro em causa. Desta vez um caminhão e uma viatura ligeira entraram na lista dos constantes acidentes a que se assistem com regularidades na estrada de Catete, propriamente no troço Km 40-44.

O estreitamento da via e a escuridão total que se observa até ao desvio do Bom Jesus têm concorrido para os elevados números de acidentes nestas imediações. A quem mesmo prefira chamar este troço de ‘‘estrada da morte’’. Se bem me lembro, no mês passado, no mesmo local, ocorreu um acidente que acabou vitimando pessoas.

Os moradores do Km 44 vêm-se assustados com a situação, já que o perímetro é estreito e sem iluminação, o que, em caso de desatenção, pode levar a situações como a de ontem. Pede-se a quem de direito que vele pela situação que é bastante preocupante, que se ilumine a via ou que existam refletores, já que a estrada é estreita e o trânsito é feito nos dois sentidos sem separadores físicos. Além disso, alerta-se para a realização de campanhas regulares de sensibilização de modo a travar estas tragédias que assombram quem nela circula.