A partir de hoje, testes de pessoas em quarentena domiciliar serão feitos nas Direcções Municipais de Saúde

A partir de hoje, testes de pessoas em quarentena domiciliar serão feitos nas Direcções Municipais de Saúde

Franco Mufinda informou que no âmbito da descentralização de testagem e melhoria na eficiência de acompanhamento dos casos positivos assintomáticos que cumprem o isolamento domiciliar, o Ministério da Saúde declarou que a partir de hoje, a testagem de seguimento até a alta epidemiológica será feita nas Direcções Municipais de Saúde de Luanda de Segunda a Sábado das 09 às 19 horas. Entretanto, esclareceu que são abrangidas todas as pessoas com teste positivo que já tenham completado 21 dias e que comprovem com o resultado.

“Será feito um primeiro teste caso o resultado esteja negativo, 48 horas depois far-se-á o segundo teste e, se este for também negativo, o utente terá a sua alta epidemiológica emitida. A orientação é de obter dois testes negativos com intervalo de 48 horas. Estes testes não servem para fins de viagens”, explicou. Por outro lado, informou que foram testadas 1.217 pessoas nos pontos de entrada e saída de Luanda, destes 186 foram reactivos, o que representa uma taxa de exposição de 15.2 por cento, dos quias 155 Igg, 25 IgM e 8 Igg IgM que é a combinação.

Depois desta reacção, foram submetidos a testagem rápida à base do anti-gene e não foi encontrado nenhum caso positivo. Fez saber que o Centro de Diagnóstico laboratorial de Viana melhorou o tempo de entrega dos resultados dos testes de RT-PCR para os viajantes fazendo apenas 24 horas, um trabalho que se vai estender a todos os laboratórios públicos e privados.