Ministra de Estado reafirma aposta na assistência social

Ministra de Estado reafirma aposta na assistência social

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, manifestou, ontem, a intenção do Executivo reforçar as acções de apoio ao empoderamento das famílias em 2021, no âmbito do programa governamental no domínio social. Carolina Cerqueira, que falava durante uma audiência virtual concedida à Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, destacou a contínua execução de programas que mitiguem as dificuldades das famílias e ajudem a criar recursos para a sua autosustentação e o combate à pobreza.

A ministra de Estado referiu, igualmente, o desejo de cooperar com o sistema da ONU na criação e fortalecimento de iniciativas e projectos que favoreçam a integração dos jovens com a criação de emprego e inclusão através do trabalho socialmente útil. A governante destacou ainda as acções ligadas à igualdade do género, empoderamento da mulher e, em particular, das jovens raparigas e o programa aprendizagem para todos.

A ministra manifestou, também, o desejo de reforçar a cooperação com o sistema da ONU para o fortalecimento da capacidade nacional de luta contra o HIV/SIDA em Angola e do sistema de saúde em geral, para responder à crise sanitária mundial. Sobre o apoio às acções nacionais de resposta à Covid-19, Carolina Cerqueira agradeceu a assistência dos organismos do Sistema das Nações Unidas, em particular da OMS, no âmbito da gestão inclusiva e multisectorial da crise e resposta à Covid-19 , que tem permitido mitigar os efeitos negativos do seu impacto sócio económico na vida das populações e a sua recuperação.