Programação // Temporada Gulbenkian Música tem John Nelson, András Schiff e Isabelle Faust em 2021

Programação // Temporada Gulbenkian Música tem John Nelson, András Schiff e Isabelle Faust em 2021

Depois de um trimestre em que o reportório orquestral dominou as propostas, “o canto marcará uma forte presença” nos três primeiros meses de 2021 da Gulbenkian Música, culminando na “Paixão Segundo São Mateus”, de Johann Sebastian Bach, a apresentar nos últimos dias de Março, em vésperas da Páscoa. A estreia mundial de “Reverdecer”, concerto para violonce
lo e orquestra de Andreia Pinto-Correia, é igualmente destacada na programação, assim como a apresentação de obras como “Noites de Verão”, de Hector Berlioz, e a 4.ª Sinfonia de Mahler, com o seu 4.º andamento cantado, que mantêm o Coro e a Orquestra Gulbenkian na primeira linha dos concertos no seu Grande Auditório, em Lisboa.

O mês de Janeiro abre com o Concerto de Ano Novo e um programa dedicado ao reportório clássico e romântico. Será solista a soprano Siobhan Stagg, com a orquestra dirigida pela maestrina Elena Schwarz. O maestro titular, Lorenzo Viotti, propõe “Uma Noite na Ópera”, para os concertos no referido mês, com a soprano Ailyn Pérez, a meio-soprano Margarita Gritskova, o tenor Joshua Guerrero e o barítono Roman Burdenko. Viotti regressará ao Grande Auditório, para dirigir de novo a Orquestra Gulbenkian, em mais dois programas.

O maestro John Nelson, um dos mais premiados e elogiados pela crítica, na actualidade, sobretudo pelas interpretações de Berlioz, dirige em Lisboa a Orquestra Gulbenkian, exactamente numa das obraschave do compositor francês: o ciclo de canções “Noites de Verão” para orquestra, sobre poemas de Théophile Gautier, com a meio-soprano Christine Rice e o tenor Nicholas Phan. Especialista em reportório romântico, John Nelson dirigirá também a 2.ª Sinfonia de Robert Schumann.

Os concertos estão marcados para 25 e 26 de Fevereiro. O regente Giancarlo Guerrero, maestro convidado principal da Gulbenkian, dirigirá, como se lê nas notas do programa, “uma das obras-primas do reportório sinfónico mundial”: a 4.ª Sinfonia de Mahler, na versão para orquestra de câmara, de Erwin Stein, com a soprano Julia Kleiter a cantar “A Vida Celestial”, último andamento da obra.