AGT leva à venda 50 viaturas em leilão online

AGT leva à venda 50 viaturas em leilão online

A venda será efectuada junto da 1.ª, 3.ª, 4.ª, 5.ª e 6ª regiões tributárias. Os valores de arrematação das viaturas podem variar entre 450 mil kwanzas a 18 milhões 936 mil e 72 Kwanzas, de acordo com dados avançados ontem pela AGT. Com a venda dos automóveis e outros bens, a Autoridade Tributária espera arrecadar 126,8 milhões de kwanzas para o Estado.

Do lote de viaturas de diferentes marcas e modelos em leilão, 31 encontram-se sob controlo da Sexta Região Tributária, 18 em posse da Terceira Região e uma na Quinta Região, de acordo com dados avançados pelo chefe de Departamento de Normas e Procedimentos Aduaneiros, Afonso Filipe.

“Temos viaturas em boas condições e outras em condições menos boas, mas que entendemos ser atractivas e que podem ser reaproveitadas”, avançou o técnico tributário. Já para as mercadorias, a AGT afirma ter disponíveis diversas, como motores usados, materiais de construção, sofás, painéis isotérmicos, bebidas, mas não adianta o número de lotes que vão a leilão. Com a venda só das mercadorias e das viaturas, a AGT prevê arrecadar, aproximadamente, 227 milhões 549 mil e 142 kwanzas. Estão habilitados a participar do leilão todos as pessoas com acesso à internet e que manifestem interesse, mas, para o efeito, devem cadastrar-se no Portal do Contribuinte e em seguida no Portal do Leilão, onde podem encontrar os termos e condições. Funcionários tributários e despachantes oficiais estão excluídos deste processo.

Este é o quarto leilão online de venda de mercadorias promovido pela AGT. Foi em Julho último que a instituição optou pelo leilão de mercadorias não reclamadas via online, com vista a uma maior transparência e abrangência pública. O mais recente foi realizado em Novembro com uma arrecadação acima dos 180 milhões de kwanzas previstos. No primeiro leilão de Julho a AGT arrecadou mais de 71 milhões de kwanzas, dos 29 milhões previstos, com a venda de 139 lotes. Em Setembro foram leiloados 289 lotes com arrecadação acima dos 166 milhões, 983 mil e 385 kwanzas.