Rui Duarte: ‘O Projecto do mural do Rio Seco originou 55 murais de diferentes artistas’

Rui Duarte: ‘O Projecto do mural do Rio Seco originou 55 murais de diferentes artistas’

Que extensão tem o Rio Seco?

O Rio Seco é uma linha de drenagem natural de terceira ordem que foi estruturado como uma vala com cerca de 2.77 Km de extensão total, que atravessa o distrito da Ingombota na zona da Kinanga, desde a Rua dos Heróis até a rua da Nova Marginal. Porém a vala vem do distrito da Maianga, desde o Hospital Lucrécia Paim (Zona Verde), até a rua dos Heróis e desagua no mar.

Com que periodicidade é feita a limpeza do Rio Seco?

Actualmente, a vala de drenagem apresenta efluentes e resíduos sólidos provenientes do tecido edificado que ocupa as suas margens. Esta ocupação, na sua maioria anárquica e ilegal, dificulta o acesso à vala para operações de limpeza e manutenção. Conscientes destes obstáculos, o Governo Provincial de Luanda, a UTGSL (Unidade Técnica de Gestão e Saneamento de Luanda) e com o acompanhamento da Administração do distrito da Ingombota têm realizado obras para melhoramento dos acessos à vala; por outro lado, há uma calendarização para a limpeza das valas a cada mês, de modo a reduzir-se o impacto das inundações e cheias nas épocas chuvosas.

Quantas pessoas habitam a Kinanga e a Coreia?

Com base no censo actual, a população do bairro da Kinanga está na ordem dos 17.500 habitantes.

E quantas pessoas foram tocadas pelo projecto do mural?

Estima-se que o impacto directo dos murais do Rio Seco afectou directamente as 53 casas que receberam pinturas, o que perfaz aproximadamente 156 famílias, ou seja, aproximadamente 635 habitantes. Verifica-se que alguns pequenos negócios de famílias mais vulneráveis têm sentido melhorias pelo aumento de visitantes.

Existe algum projecto de requalificação e realojamento para aquela área?

Não existe um projecto de requalificação aprovado até ao momento, que integre o projecto de execução e respectivo orçamento. Mas existem linhas orientadoras previstas em diferentes planos e projectos, incluindo o Plano Director Geral Metropolitano. Seguindo esses conceitos, podemos considerar que a vala do Rio Seco integra uma Estrutura Ecológica Secundária que interessa requalificar para garantir a qualidade ambiental na cidade. A vala pode ser requalificada com o objectivo último de prover o distrito da Ingombota de espaços verdes públicos que garantam diferentes usos essenciais à sustentabilidade do tecido social e ecológico.

Então, estamos a viver o início da requalificação?

A Administração do distrito Urbano da Ingombota, com o parecer favorável da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, apoiou desde o início esta iniciativa de responsabilidade social de várias empresas – Bs Architects (projectista), Tintas CIN, Big One e as organizações Mãos Limpas, Caritas de Angola, Paróquia de Sta. Bárbara e a Comissão de Moradores, por envolver a comunidade local e reflectir sobre temas ambientais em contexto urbano. É um projecto com uma mensagem muito forte que nos relembra que o trabalho passa por uma arborização intensiva e pelo envolvimento da comunidade, que acaba por ser a principal beneficiada e guardiã dos murais.

 

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.