Covid-19: Agência Europeia do Medicamento aprova uso da vacina da Pfizer na Europa

Covid-19: Agência Europeia do Medicamento aprova uso da vacina da Pfizer na Europa

A Agência Europeia do Medicamento aprovou esta segunda-feira a vacina da Pfizer/BioNTec, anunciou em conferência de imprensa.

Vários países da União Europeia, como Portugal, Alemanha, Itália e Áustria já manifestaram publicamente intenção de iniciar o processo de vacinação no dia 27 de dezembro. Tanto os Estados Unidos como o Reino Unido já arrancaram com o processo de vacinação no início do mês.

A Comissão Europeia já assinou contratos com as companhias de vacinas AstraZeneca (300 milhões de doses), Sanofi-GSK (300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões), BioNTech e Pfizer (300 milhões), CureVac (405 milhões) e Moderna (160 milhões).

Na semana passada, a Agência Europeia do Medicamento antecipou uma outra reunião extraordinária para 06 de janeiro para concluir a avaliação da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna, que estava anteriormente prevista para 12 de janeiro.

A EMA recebeu na última quinta-feira, “antes do previsto”, o último pacote pendente de dados clínicos necessário para os seus especialistas avaliarem o pedido da Moderna de licença condicional de comercialização do seu fármaco na União Europeia, o que pode permitir a essa agência antecipar o anúncio de suas conclusões sobre a segurança e eficácia da vacina.

MSN