o editorial: Covid-19

o editorial: Covid-19

Ultimamente, não têm surgido muitas notícias animadoras sobre o que tem acontecido. Longe de alguns sinais, supostamente animadores, existem outros que nos podem levar a ver e a ler o que se passa nos últimos dias no país. Recuar como agora, sobretudo num país do terceiro mundo que se pretende ver como exemplo, demonstra o quanto ainda há para procurar e conversar.

As autoridades sanitárias anunciaram, neste Domingo, o registo, nas últimas 24 horas, de 74 pacientes recuperados, 18 novas infecções e um óbito. Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, na habitual sessão de actualização de dados, dos recuperados, na faixa etária de um a 81 anos, 69 estão em Luanda e cinco no Cuanza-Sul. Já nos novos casos, adiantou, tratar-se de oito casos registados em Luanda, quatro no Huambo e Zaire, respectivamente, um no Cuando Cubango e igual número no Bié.

Na lista, que integra pacientes na faixa etária dos 18 aos 63 anos, 12 são do sexo masculino e seis do género feminino. Talvez amanhã exista um outro posicionamento: mas, até lá, o país terá que continuar.