Carta do leitor: ‘O que a sua mão direita dá, a esquerda não pode saber’

Carta do leitor: ‘O que a sua mão direita dá, a esquerda não pode saber’

 

 

Penso que esta é uma passagem bíblica que muito se enquadra ao momento actual. Trato esta reflexão porque é nesta altura do ano, em que muitas famílias têm um excesso, que procuram ajudar os que mais necessitam. Até ali, tudo bem. O que me preocupa, e por isso escolhi este título para a carta que mando ao jornal OPÁIS, é o facto de estas pessoas insistentemente ajudarem os mais necessitados sob a presença ou a publicidade da imprensa.

Ajudam, mas ao ajudarem têm de ter presentes a imprensa, têm de fazer fotos e divulgar as suas acções. Deus está a ver este comportamento e certamente Ele vos vai cobrar. É feio o que muitas supostas “associações” têm feito. Entregam uma coisinha de  nada que querem ter lá a imprensa. E nessa fase de festas então, já não se fala. Até mesmo quem nunca apareceu, quem nunca desenvolveu qualquer atividade do género, aparece.

Devo também aproveitar a oportunidade para chamar a atenção aos meios de comunicação social no sentido de filtrarem estas actividades, no sentido de não serem usado como “bode expiatório”, “caixa-deressonância” ou “marionetes”. Devem se dar ao respeito, para serem respeitados. Quem quer ajudar, ajude apenas, e Deus terá registado a sua atitude. Quer ajudar, ajude apenas, e quem estiver a ser ajudado verá o quando a sua acção é importante para ele. Não precisa nos mostrar que ajudaste.

O bondoso não faz esforço para praticar a bondade, apenas pratica. Já agora, e porque comecei a minha missiva com uma citação bíblica, quero também lembrar-vos que, nesta fase do ano, é fundamental o amor ao próximo. Assim, “se vos amardes uns aos outros, Deus permanece em vós” – é um trecho de um dos cânticos que se enquadra com o momento actual. Estamos juntos. Bom Natal e que venha 2021, pois 2020 foi dos piores anos de nossas vidas.

POR: Olof Wagner Mauro
Viana-Gamek