Mais do que o esperado: cientistas descobrem quanto tempo dura a imunidade de quem já teve Covid-19

Pesquisadores australianos revelaram que as pessoas que foram diagnosticadas com a Covid-19 têm memória imunológica para se proteger contra a reinfecção por pelo menos oito meses. Os resultados foram publicados nesta Quarta-feira (23) na revista científica Science Immunology. Anteriormente, muitos estudos mostraram que a primeira onda de anti-corpos contra o novo coronavírus diminuía após os primeiros meses, levantando preocupações de que as pessoas podem perder a imunidade rapidamente. Este novo trabalho acalma essas preocupações. “Esses resultados são importantes, porque mostram, definitivamente, que os pacientes infectados com Covid-19 de facto mantêm imunidade contra o vírus e a doença”, afirma em comunicado Menno C. van Zelm, co-autor do estudo.

Memória por longa duração

A pesquisa descobriu que células específicas do sistema imunológico, chamadas células B de memória, “lembram” da infecção pelo vírus e, se desafiadas, novamente, por meio da reexposição ao vírus, desencadeiam uma resposta imunológica protectora por meio da rápida produção de anti-corpos protectores.Como em outros estudos, observando apenas a resposta dos anti-corpos, os cientistas descobriram que os anti-corpos contra o SARSCoV-2 começaram a cair 20 dias após a infecção. No entanto, todos os pacientes continuaram a  ter células B de memória que reconheceram componentes do novo coronavírus, as proteínas de pico e as proteínas de nucleocapsídeo.

Essas células B de memória específicas para vírus estavam presentes de forma estável até oito meses após a infecção. De acordo com Zelm, os resultados dão esperança à eficácia de qualquer vacina contra a Covid-19 e explicam por que houve tão poucos exemplos de reinfecção genuína entre as milhões de pessoas que testaram positivo para o SARS-CoV-2 em todo o mundo.

“Esta tem sido uma nuvem negra pairando sobre a potencial protecção que poderia ser fornecida por qualquer vacina (contra ) a Covid-19 e dá esperança real de que, uma vez que as vacinas sejam desenvolvidas, elas fornecerão protecção de longo prazo”, comemora o pesquisador.