Crianças e idosos do centro BJC, no Zango 1, beneficiam de donativos do festival gospel

Crianças e idosos do centro BJC, no Zango 1, beneficiam de donativos do festival gospel

A população do Centro B.J.C (Divisão Social de apoio à terceira idade e crianças com HIV Sida e acusadas de feitiçaria), localizado no Zango 1, recebeu, no passado Domingo, 27, diversos bens arrecadados durante a realização do Festival de Música Gospel, denominado “Natal solidário 2 amores”, promovido pela Associação dos Músicos Cristãos de Angola (Asso-Música) e a Associação Solidária 2 Amores.

Durante o acto foram entregues brinquedos, produtos alimentares não perecíveis, roupas e calçados, uma acção que visou proporcionar aos residentes do Centro uma quadra festiva mais alegre, através dos bens recolhidos durante o festival online, realizado no mês em curso, no espaço Sport Bar 2 Amores, em Viana, que mobilizou os cidadãos para a doação.

O presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Asso-Música, Luís Capoco, que acompanhou a entrega dos bens, em conversa com este jornal, disse que foi emocionante ver a satisfação das crianças e dos idosos enquanto recebiam os donativos. “Vi nos rostos deles um sorriso misturado com lágrimas e emoções.

Foi mesmo fantástico poder deixar o dia deles mais alegre. É uma acção que resultou da realização do Live nas redes sociais, através do portal Arautos da Fé. Foi uma iniciativa louvável, pois arrecadamos muitos bens, mesmo não envolvendo a televisão e a rádio. Foi mesmo louvável”, enalteceu. Além dos referidos bens, o evento possibilitou, igualmente, a doação de valor monetário, de cerca de 200 mil Kwanzas, que foram transferidos em conta bancária, durante a sua realização, com o intuito de apoiar esses cidadãos que muito carecem de ajuda. Ao ver a satisfação dos beneficiados, Luís Capoco avançou que, no próximo ano, para além de Dezembro, vai realizar duas edições do festival em datas específicas, de modo a prosseguir com a açcão solidária.

“A alegria do pessoal do Centro, realmente, deu-me forças para voltar a fazer essas coisas. Por isso, no próximo ano, em datas especiais, vamos fazer dois festivais e, assim, continuar a apoiar essas crianças e idosos, que muito precisam da nossa ajuda”, acrescentou.

Músicos apelam para a solidariedade

O evento, com duração de mais de oito horas, contou com a participação de 50 artistas, entre Guy Destino, As Capoquinhas, Elias Miguel, Celsio Mambo, Irmã Joly, Solange de Nery, Emily Dias, Emiliano Lázaro, Kapacata, Bernardo Ukuhamba, Filomena Muati, Lioth Cassoma, entre outros, que apoiaram a iniciativa com as suas actuações. Lioth Cassoma, que também esteve presente no festival, considera o acto solidário como ‘dever’ constante que, nesta altura do ano, tem de ser feito com maior intensidade, por ser uma fase que simboliza o nascimento de Jesus Cristo e, também, a união familiar.

“Às vezes pensamos que temos pouco, mas o nosso pouco para alguém pode ser muito. Devemos ter sempre essa flexibilidade de partilhar com quem não tem e, assim, deixar feliz uma família ou uma criança. Fazer o bem faz bem”, apelou.

O músico gospel Irmão Bambila realçou que, apesar da falta de eventos, em consequência da pandemia, que tem causado enormes dificuldades financeiras aos artistas, não deixaram de apoiar esta causa solidária, que proporcionou momentos de alegria àqueles mais necessitados. “O povo angolano em si é um povo solidário, que, mesmo com essa situação da pandemia da Covid-19, sempre tencionou em ajudar. Há sempre alguém que estende a mão. Por isso, peço que haja maior solidariedade, mais amor ao próximo neste momento difícil para todos”, augurou.-