Biden diz que EUA precisam de coalização para enfrentar China

Biden diz que EUA precisam de coalização para enfrentar China

Durante um comunicado na Segunda-feira (28), Biden discutiu as relações EUA-China, o plano de alívio da Covid-19 e os problemas de transição apresentados pela administração Trump. Seguindo os conselhos dos membros das suas equipas de Segurança Nacional e de Política Externa, em relação aos desafios que a nova administração possa ter de enfrentar, Biden sugeriu que Washington precisa de formar uma coalização com nações de ideologias semelhantes para poder enfrentar Pequim.

“À medida que competimos com a China para responsabilizar o seu governo por abusos comerciais, tecnológicos, de direitos humanos e outros, a nossa posição seria muito mais forte se construirmos coalizões com parceiros e aliados de ideais semelhantes que façam causa comum connosco em defesa dos nossos interesses comuns e nossos valores compartilhados”, declarou.

Biden explicou que, ao fazer tal coalização com outras democracias contra a China, acabaria por ter “duplo efeito” na vantagem económica americana sobre o gigante asiático. No final, acrescentou que nenhum problema pode ser solucionado com os EUA a agir sozinho, incluindo as alterações climáticas e a pandemia do Coronavírus.