2020, o ano da covid-19

2020, o ano da covid-19

Coube à ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, anunciar que Angola acabava de entrar na estatística dos países africanos atingidos pela pandemia. Os vírus estavam alojados nos organismos de dois cidadãos angolanos, com idades entre 36 e 38 anos, residentes em Luanda que regressaram ao país nos dias 17 e 18 de Março, vindos de Portugal.

Para evitar a propagação do novo Coronavírus as autoridades optaram por reforçar as medidas adoptadas, inicialmente para evitar a propagação do vírus e controlar os seus hospedeiros. Uma das medidas foi a instauração de quarentena obrigatória para os passageiros oriundos de países afectados. Em consequência, decretouse, pela primeira vez na história, a suspensão da circulação de pessoas em todo o território nacional, estudada numa declaração de Estado de Emergência feita pelo Presidente da República, João Lourenço.

As autoridades isolaram a província de Luanda do resto do país e montaram uma cerca sanitária. Porém, abriram excepções para as entradas e saídas de carácter humanitário e de trocas de mercadorias. Para combater o vírus, o país começou a receber, a partir do dia 28 de Março, os primeiros meios de prevenção, através de um vôo da companhia aérea da Etiópia. Eram dezenas de toneladas de material de biossegurança adquiridas na China.

 

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.