Experiência de realidade virtual “Symphony” vai passar por Portugal

Experiência de realidade virtual “Symphony” vai passar por Portugal

Com o novo projecto, o maestro venezuelano pretende captar a atenção dos mais jovens para a música clássica e utilizar a música sinfónica para harmonizar o som de um mundo com ideias tão diferentes. “A música é uma língua sem palavras: chega a cada um de nós de uma forma única e, no entanto, também nos une, apesar de a apreciarmos de formas diferentes. Para mim, isso é um belo símbolo para estes tempos – podemos abraçar-nos através da música”, diz. Durante 12 minutos, o espectador é envolvido numa experi
ência de realidade virtual com a Orquestra de Câmara de Mahler. Com a ajuda dos óculos de RV será possível observar a orquestra espalhada pelo palco, senti-la por perto e captar diferentes perspectivas dos músicos e dos instrumentos.

Através do auxílio de uma câmara 360º será possível ouvir e sentir os diferentes instrumentos musicais, realça o jornal espanhol, Diário Público. Dudamel tem dedicado a sua carreira a desenvolver projectos que unam crianças e jovens de todo o mundo. Criou a Fundação Gustavo Dudamel juntamente com a esposa e actriz espanhola Maria Valverde, que ajuda crianças em situações de risco em países como a Venezuela e a Suécia, e proporciona o encontro entre jovens músicos, avança a BBC. Ambos defendem que o acesso à arte é um direito humano de todos.

“O mais belo seria juntarmo-nos através das nossas diferenças, e não vê-las como um elemento de divisão. Cada jovem vem de contextos sócio-económicos, culturais e religiosos diferentes e depois tocam juntos para criar um só discurso – que é a música”, explica o maestro. O projecto “Symphony” conta com 250 pessoas, das quais 100 são músicos de 42 países diferentes. A digressão vai agora viajar por Espanha e Portugal, durante 10 anos. “É uma viagem mágica através da música, uma linguagem universal com a qual qualquer pessoa se pode ligar”, afi rma Dudamel.
Fonte: Jornal de Notícia