O exemplo dos motoqueiros da via do Jardim do Éden, em Luanda

O exemplo dos motoqueiros da via do Jardim do Éden, em Luanda

Saudações cordiais! Precisamos criticar o que não está bem, mas também precisamos elogiar o que está bem. Dito de outra forma e como considerou um dia o então líder de um dos partidos políticos da oposição em Angola: “é preciso criticar o que está mal e pontuar o que está bem”.

É com esta passagem que gostaria de manifestar a minha satisfação, fruto do que observei nas mediações do Camama-1, na entrada pricipal da Urbanização Jardim do Éden, quando no dia 09 de Dezembro de 2020, me dirigia à Centralidade do Kilamba, com o fi to de participar no lançamento da obra intitulada “A Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino: Debates e Proposições”, dos autores Alberto Nguluve, Isaac Paxe e Mbiavanga Fernando, que decorreu no Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED).

Nos últimos tempos, é comum ouvir-se falar dos jovens pela negativa, principalmente quando se trata de jovens motoqueiros, vulgo kupapatas, passando-se a ideia de que estes são todos irresponsáveis, “julgando-se o livro pela capa”.

Porém, o que vi no dia acima avançado, é digno de realce e merece ser seguido por muitos jovens, praticantes da mesma actividade. Neste dia, num pequeno congestionamento, pasmei-me com o nível de organização daqueles jovens que, devidamente identificados, com capacetes e coletes de cor verde-alface, a exibir os nomes na parte traseira, que ao meu ver pareceu ser da   organização que os representa, algumas motos pintadas com a mesma cor, todos eles perfilados.

Não pude felicitá-los, porque o momento não me permitiu. Porém, aproveito este espaço para fazê-lo e apelar para que os outros seguissem o mesmo exemplo. Parabéns, bravos motoqueiros!…