Quatro clubes disputam Supertaça Vladimiro Romero

Quatro clubes disputam Supertaça Vladimiro Romero

A Supertaça Vladimiro Romero, em basquetebol sénior masculino, será disputada na Sexta-feira e no Sábado, em Luanda. No Arena do Kilamba, Petro de Luanda, 1.º de Agosto, Interclube e o Vila Clotilde vão bater-se no certame que abre oficialmente a época da bola ao cesto no país.

A primeira jornada inscreve o Vila Clotilde e o Petro de Luanda, ao passo que a segunda ronda, no mesmo dia, inscreve o 1.º de Agosto e o Interclube. No dia seguinte, segundo os regulamentos da prova, os dois vencedores do primeiro desafio vão jogar para se encontrar o vencedor.
A Federação Angolana de Basquetebol (FAF), por força da Covid-19, adoptou este modelo de competição para dar mais rodagem competitiva aos clubes. Aliás, nos próximos tempos, os compromissos da Selecção Nacional sénior masculina estarão em caixa alta dentro e fora do país. Porém, é importante dar mais rodagem competitiva aos jogadores, uma vez que os clubes que dão atletas à Selecção Nacional são da província de Luanda.

No ano passado, realizou-se um quadrangular da bola ao cesto, prova que se enquadrou no aumento da rodagem competitiva dos atletas. Com esta inciativa, os clubes e a FAB querem chegar às competições internacionais no auge da sua forma, pois o objectivo é apurar-se para o Afrobasket que o Rwanda acolhe este ano na cidade de Kigali. No ano passado, o Campeonato Nacional de basquetebol foi anulado devido à Covid-19, facto que obrigou os clubes e os atletas a paralisarem as suas actividades competitivas em todos os domínios