A maioria dos americanos quer que Trump seja removido imediatamente após a violência no Capitólio dos EUA

A maioria dos americanos quer que Trump seja removido imediatamente após a violência no Capitólio dos EUA

A maioria deles eram democratas, entretanto, com os republicanos aparentemente muito mais favoráveis a Trump cumprindo os seus últimos dias de mandato, que termina em 20 de Janeiro.

A pesquisa nacional de opinião pública, conduzida Quinta e Sexta- feira, também mostrou que sete em cada 10 dos que votaram em Trump em Novembro se opuseram à acção dos apoiantes ferrenhos que invadiram o Capitólio enquanto legisladores se reuniam para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden.

Quase 70% dos americanos pesquisados também disseram que desaprovam as acções de Trump no período que antecedeu o ataque de Quarta-feira. Num comício no início do dia, Trump exortou milhares dos seus seguidores a marcharem até o Capitólio.

O caos no Capitólio, no qual um polícia e quatro outros morreram, foi amplamente condenado por democratas e republicanos.

Os democratas na Câmara dos Representantes planeiam apresentar acusações de má conduta na Segunda-feira que podem levar a um segundo impeachment de Trump, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

“Se o Presidente não deixar o cargo iminente e voluntariamente, o Congresso dará continuidade à nossa acção”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, num comunicado.

Divisões

A reacção do público é dividida por partido político, como aconteceu em quase todas as questões importantes na era Trump. Embora quase todos tenham condenado o confronto violento, os apelos pela expulsão de Trump vieram principalmente dos democratas. Ao todo, a maioria dos americanos que disseram querer que Trump deixasse o cargo antes do fim do seu mandato inclui cerca de nove em cada dez democratas pesquisados, mas apenas dois em cada dez republicanos.

Cerca de 30% disseram que o Presidente deveria ser destituído de acordo com as disposições da 25ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que permite ao Vice-Presidente e ao Gabinete destituir o Presidente se ele não puder cumprir as suas obrigações oficiais.

Outros 14% disseram que o Congresso deveria impugnar e remover Trump do cargo, e 13% disseram que Trump deveria simplesmente renunciar.

Trump, que perdeu a eleição de 3 de Novembro por cerca de sete milhões de votos, convocou os seus apoiantes na Quarta-feira para marchar sobre o Congresso, dizendo-lhes num comício que “você nunca vai retomar nosso país com fraqueza”.

Uma pequena minoria do público americano – 12% – disse apoiar as acções das pessoas que participaram do motim.

Setenta e nove por cento dos adultos, incluindo dois terços dos eleitores republicanos e de Trump, descreveram os participantes como “criminosos” ou “tolos”. Nove por cento os viam como “cidadãos preocupados” e 5% os chamavam de “patriotas”.

A pesquisa Reuters / Ipsos foi realizada online, em inglês, em todos os Estados Unidos. Ele reuniu respostas de 1.005 adultos americanos, incluindo 339 que disseram ter votado em Trump. Os resultados têm um intervalo de credibilidade, uma medida de precisão, de 4 pontos percentuais.