Direcção da Cultura no Uíge aposta na transmissão de valores

Direcção da Cultura no Uíge aposta na transmissão de valores

O director interino da Cultura, Juventude e Desportos, Gomes Costa, destacou, Sexta-feira, a necessidade de haver maior transmissão oral e escrita dos contos, histórias e valores culturais da província do Uíge, devido à sua importância no processo de educação das crianças e jovens.

O responsável teceu essas considerações no acto que marcou o Dia da Cultura Nacional, na província do Uíge, realizado no município do Bungo. “A cultura nacional constitui um dos alicerces fundamentais sobre os quais se ergue a província do Uíge, em particular, e a nação angolana, no geral, daí a razão de continuar a merecer maior atenção de todos intervenientes da sociedade”, afirmou.

Tendo acrescentado que os valores positivos e os legados das tradições devem ocupar um lugar de destaque na sociedade contemporânea, uma acção que promove o desenvolvimento cultural, harmonia, identidade própria, bons costumes, e a cultura do respeito.

Esclareceu, igualmente, que a cultura ocupa um papel importante no desenvolvimento da angolanidade, na defesa da integridade territorial, através das manifestações culturais na sua diversidade.

Destacou, na ocasião, o apoio e atenção prestado pelo Governo da Província para a valorização da cultura da região, como afirmação importante da identidade, no âmbito da diversidade cultural do país.

A municipalização e transformação da cultura, assim como a formação artística constituem prioridades do Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos da província do Uíge para o presente ano.

Agentes, promotores culturais e membros do Governo da Província presenciaram o acto, antecedido de visitas a locais históricos.