Petro conquista primeiro troféu da temporada 2020/2021

Petro conquista primeiro troféu da temporada 2020/2021

A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda conquistou ontem o primeiro troféu da temporada 2020/2021.

No Arena do Kilamba, o cinco tricolor bateu na final da Taça Wladimiro Romero o 1º de Agosto por 76-75, diferença de um ponto. Foi uma partida muito renhida do primeiro ao último minuto, uma vez que os dois conjuntos tiveram argumentos a altura.

Por isso, o resultado mostra a forma como se bateram do primeiro ao último minuto em campo, sem adeptos devido à Covid-19, pandemia que continua a fazer vítimas no mundo.

Antes do intervalo da partida, a equipa petrolífera tinha vantagem de oito pontos (46-38), mas o equilíbrio no reatar da partida permitiu o adversário reduzir a um escasso ponto no fim.

O extremo Olímpio Cipriano (14 pontos) foi preponderante para o triunfo, ao converter oito pontos seguidos, resultantes de dois triplos e igual número de lances livres.

Aliás, foi num período em que o placar registava igualdade a 66 pontos, que permitiu os tricolores fugirem no marcador. A um segundo e nove décimos para o final, o base do 1º de Agosto Gildo Santos, melhor marcador da partida com 18 pontos, falhou um lance livre. Porém, perdeu a oportunidade de, pelos menos, empatar a partida 76-76, e forçar um prolongamento.

Sem esquecer, Carlos Morais do Petro de Luanda (16 pontos), Leonel Paulo e Jone Pedro, ambos com 11 pontos, ao passo que do lado contrário atingiram dois dígitos, além de Gildo, Eduardo Mingas (13 pontos) e Malick Cissé com 10, que foram decisivos na ponta final. Deste modo, o Petro soma agora oito troféus da Supertaça Wladimiro Romero, mas o palmarés é liderado pelos “militares” com 13.