Carta do leitor: Estrada do Calemba 2 já mudou

Carta do leitor: Estrada do Calemba 2 já mudou

Por: Maurício Baltazar,  Luanda-Sul Viana

Há quem interessam as maledicências, a ponto de nem sequer reconhecer alguns projectos que vão sendo feitos? Durante vários meses, fui um dos automobilistas que usavam regularmente a estrada que sai de Viana ao Camama, passando pelo célebre Calemba 2.

Por causa das chuvas e dos buracos que aí existiam – isso mesmo existiam- passei a usar uma outra rota para chegar ao Nova Vida, onde trabalho. O recurso passou a ser a via expressa. Devido à distância e dos problemas que tive no meu carro, do Calemba 2 nunca mais quis saber.

A conselho de um amigo, voltei este fim-desemana a passar pela conhecida estrada do Calemba 2. Felizmente, a imagem que pude ver difere muito daquela que, nos últimos dias, tem sido vendida, incluindo com recurso à montagem nas redes sociais como se nada tivesse sido feito. Mais do que criticar, como parece ser apanágio dos angolanos hoje, é importante que se reconheça o que vai sendo bem feito. Não há qualquer comparação possível entre o Calemba 2 que ouvíamos falar e aquele que existe hoje.

Os automobilistas conseguem circular sem grandes problemas, embora as obras ainda não estejam concluídas. Contrariamente ao que vimos naquelas paragens, há sinais de que o empreiteiro desta vez não terá improvisado, prevendo-se que se consiga manter a estrada durante um bom tempo. Agora, é importante que as pessoas também ajudem a preservar a infra-estrutura, não danificando, sobretudo, com as águas que depositam.

Mais do que acreditar em tudo que se despeja nas redes sociais, o ideal é que as pessoas procurem ver com os próprios olhos. Está aí também um sinal deixado pelo antigo governador Sérgio Luther Rescova, quando, num encontro com o Presidente João Lourenço, no Governo de Luanda, chamou a atenção para a reabilitação deste importante troço. Quem tem dúvidas, que vá ver como está o Calemba 2 hoje.