Vinte mil dólares e 15 peças de ouro apreendidas no Aeroporto

Vinte mil dólares e 15 peças de ouro apreendidas no Aeroporto

A quantia monetária e o ouro foram apreendidos em flagrante, em posse de um cidadão de nacionalidade guineense, já detido, de 39 anos de idade, não residente cambial. Todos os bens apreendidos estavam dissimulados numa mala preta e só foi possível a operação porque foi efectuada uma revista, no momento do embarque de passageiros do voo EK-794, da companhia aérea Emirates, que seguiu com destino para o Dubai.

O cidadão foi detido por a sua acção constituir transgressão cambial por limites e saída de valores, no quadro da política cambial . Por ter transportado ouro, o cidadão guineense pode ter cometido os crimes de posse ilícita de minerais estratégicos e o tráfico ilícito de minerais estratégicos.

Estes valores apreendidos foram depositados na conta única do tesouro, à ordem do BNA e, segundo o SIC, diligências prosseguem para melhor esclarecimento dos factos.

 Dois cidadãos tentam lavar 2 milhões de dólares falsos

Enquanto isso, na província do Huambo, na última Quinta-feira, 7 de Janeiro, por volta das 16horas, nos bairros de Cavongue e Santo António, dois cidadãos com idades entre os 37 e 45 anos, foram detidos quando pretendiam comercializar uma caixa (urna), contendo películas em formato de notas de dólares norte-americanos, em cor preta.
Cada película apreendida tinha o valor facial de USD 100 e o total perfaz 2.500.000 USD. Os cidadãos foram flagrados no momento em que se dirigiam a um suposto comprador para efeitos de lavagem das ditas películas, que teriam, após isso, recebido do comprador o valor em Kz 2.800.000,00.