ATM’S já liberam akz 60 mil por dia

ATM’S já liberam akz 60 mil por dia

Os utentes de cartões multicaixa começaram levantar, a partir desta Sexta-feira, 15, nos caixas automáticos (ATM’s), o máximo de 60 mil Kwanzas/dia, contra os 50 mil que vigoravam desde 2016. A medida resulta de um instrutivo do Banco Nacional de Angola (BNA), publicado em Dezembro de 2020, que estipula aumento de 10 mil Kwanzas nestas operações bancárias.

O instrutivo do BNA estabelece ainda os limites de valores para Emissão de Cheques, realização de operações na Rede Multicaixa e Sistemas de Compensação e Liquidação. Para pagamentos por cartão é fixado o valor de 19 milhões, 999 mil, 999 Kwanzas e 99 cêntimos, enquanto que o valor máximo de dos solos e da gestão integrada dos nutrientes, gestão de negócios, entre outros aspectos.

Na ocasião, o administrador do município do Ucuma, Hermenegildo Chilemo Raul, referiu tratarse de uma iniciativa bastante louvável, por aumentar a autonomia por operação de pagamento para o Ministério das Finanças e o Instituto Nacional de Segurança Social é de 99 milhões, 999 mil, 999 Kwanzas e 99 cêntimos. Já para transferências iniciadas por cartão o valor é fixado em cinco milhões de Kwanzas, contra os seis milhões de Kwanzas fixados como valor máximo diário de compras em Terminais de Pagamento Automático (TPA), por cartão de pagamento.

Para efeitos de cobrança de comissões nas operações de compra com o cartão multicaixa de valor superior a dois mil Kwanzas, cujo limite máximo é de cinco mil Kwanzas, o valor a ser cobrado não deve exceder um por cento do valor da compra. O Instrutivo é aplicável às Instituições Financeiras sob supervisão do Banco Nacional de Angola.