Começa hoje a testagem obrigatória dos passageiros provenientes do exterior do país

Começa hoje a testagem obrigatória dos passageiros provenientes do exterior do país

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, informou que a Comissão Multissectorial, hoje, iniciará através do Ministério da Saúde a testagem obrigatória dos passageiros provenientes do exterior do país no aeroporto internacional. Isto é, independemente do teste negativo de RT-PCR obtido 72 horas antes da viagem na origem, mas também da idade do sexo ou até da nacionalidade e do estado de saúde. Franco Mufinda esclareceu que quem vier ao país hoje terá de passar pelo processo de testagem obrigatória com recurso ao antigéneo.

E o vôo que vai inaugurar este processo chega às 5horas de hoje, proveniente do Brasil com um pouco mais de 300 pessoas abordo. “Informamos que as condições de recepção para realização exitosa desta operação estão criadas. No entanto, o êxito só será alcançado se a populaçao viajante colaborar. Pedimos, desde já, a paciência, sobretudo no cumprimento da fila que poderá roubar o tempo precioso dos prezados viajantes”, alertou. Fez saber ainda que hoje chegarão vôos da África do Sul, no período da tarde e, de manhã, de Portugal.

“Recordamos que a suspensão dos vôos aéreos com a África do Sul, Brasil e Portugal só acontecerá as 00 horas do dia 24 deste mês”, recordou. Por outro lado, informou que, ontem, foram testados 743 pessoas nos pontos de entrada e saída de Luanda, das quais 590 do sexo masculino e 153 do sexo feminino. Destes, 83 foram reactivos, dando uma taxa de exposição de 11.2 por cento. Assim sendo, 73 expressaram o bio-marcador IgG, 7 IgM e 3 IgG IgM. Depois da testagem serológica rápida foram submetidos à testagem rápida à base do antigénio e foi encontrado um caso positivo.