PIB do terceiro trimestre de 2020 com queda de -5,8%

PIB do terceiro trimestre de 2020 com queda de -5,8%

O Produto Interno Bruto (PIB) teve uma diminuição de -5,8% comparativamente a igual período de 2019. Entretanto, houve um crescimento positivo de 2,7% se equiparado com o segundo trimestre de 2020, segundo Instituto Nacional de Estatística (INE)

 

nos sectores que contribuíram negativamente para a queda das receitas, destacamse a da construção (com -1,3%), petróleo (com -0,8%) e extração de diamantes, minerais e metálicos (com 0,2 %). Nos dados apresentados ontem, em Luanda, pela directora do INE, Chaney John, nas receitas negativas do PIB do terceiro trimestre contribuem também os sectores das pescas (com -0,2%) e das telecomunicações (com -0,1%).

Chaney John explicou que, para os casos do petróleo e da indústria extrativa de diamantes, minerais e metalúrgicos, contribuíram para a diminuição das receitas a diminuição do barril do crude e a quantidade de diamantes por dia. No que diz respeito às pescas, Chaney John atribui as baixas capturas como estando na base do percentual negativo apresentado. Em comparação com o segundo trimestre de 2020, os dados do INE apresenta um crescimento

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.