Carta do leitor: Festas de quintais às escondidas, em tempos de pademia

Carta do leitor: Festas de quintais às escondidas, em tempos de pademia

Saudações, caro coordenador do OPAÍS e sua equipa! É desolador ver que o Executivo tudo tem estado a fazer no sentido de diminuir o nível de propagação do vírus no país, mas muitas famílias, demonstrando o seu nível de ignorância, fingem estar alheias à situação.

Nos mais variados bairros de Luanda, algumas famílias teimam e mostram-se incumpridoras das normas atinentes às medidas de segurança e protecção na luta contra a Covid-19. Há muito que a Comissão Multissectorial tem vindo a apelar à consciência dos cidadãos para que respeitassem as medidas de biossegurança no sentido de manter o controlo da propagação do SARS-CoV-2 ou se quisermos, Covid-19.

Apesar disso, muitas delas não têm acatado os conselhos. É verdade que, num piscar de olhos, várias famílias viram os seus ente-queridos partirem para o além, o que deveria servir de motivação para o dobrar de esforços no que diz respeito à protecção.

Porém, apesar disso e mesmo estando a par de informações veiculadas pelos órgãos de comunicação social, bem como pelos activistas sociais, a verdade mesmo é que, além dos vários taxistas que têm vindo a extrapolar as regras impostas pelo órgão competente frisado anteriormente, ultrapassando o número de passageiros recomendado e aqueles cidadãos que por negligência não fazem o uso devido das máscaras enquanto circulam em ruas, várias são as famílias que às escondidas, têm realizado festas de quintais.

Tais festas, de aniversário, pedidos ou casamentos, muitas vezes acontecem, alheias às regras pré-estabelecidas. Sem o uso de máscaras e com um número elevado de pessoas, provocando o que é sobejamente conhecido com aglomeração, pondo em risco muita gente.

Precisamos combater a covid-19, mas tudo só será possível se consentirmos os esforços do Executivo e cumprirmos com as normas pré-estabelecidas. Juntos é possível! Valentino Frederico, estudante de Psicologia do Trabalho e das Organizações