Candidata à liderança do Conselho Provincial da OAA promete inovação

Candidata à liderança do Conselho Provincial da OAA promete inovação

A candidata à liderança do Conselho Provincial(CPL) de Luanda, da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Henriqueta de Sousa e Silva, apresentou três pilares fundamentais como linhas de força para sua campanha.

Os pilares consistem numa autonomia administrativa e financeira, promover a transição geracional entre os associados e velar por uma comunicação mais activa e eficaz no seu seio.

Em caso de vitória, a candidata da lista A pretende trabalhar de modo a garantir o rigor, a autonomia e independência do Conselho Provincial de Luanda, para que seja diferenciado pela inovação, modernidade, preservação e cumprimento das regras éticas e deontológicas.

Em breve entrevista a OPAÍS, ontem, Henriqueta de Sousa e Silva explicou o que motivou a sua candidatura ao Conselho Provincial de Luanda. “Esta candidatura é transversal e inter-geracional, inclusiva, respeitadora e integradora das aspirações de diferentes gerações de advogados”, esclareceu. Caso seja eleita, a futura responsável da OAA a nível de Luanda promete primar por uma cooperação entre a antiga e a nova geração de advogados.

Henriqueta de Sousa e Silva, que propõe um mandato colegial, acrescentou que, uma vez eleita, vai procurar estabelecer um relacionamento de cooperação e respeito com os demais órgãos directivos da OAA e promover a interação com os demais Conselhos Provinciais e Inter-regionais e Delegações.

Responsabilidade social

No âmbito da sua responsabilidade social, prevê criar o Gabinete de Apoio ao Advogado que prestará auxílio no acesso e início da profissão, reforço da unidade da classe, estimulando o respeito pela liberdade de pensamento e de opinião entre os associados, bem como a formação e capacitação profissional dos advogados.

Tenda do Cidadão

Anunciou, por outro lado, a criação da “Tenda do Cidadão” um projecto que visa garantir aos cidadãos da circunscrição de Luanda o direito à consulta jurídica e ao acompanhamento por um advogado local.

“A mesma tem por base uma política de proximidade ao cidadão carenciado, de promoção e divulgação da consciência jurídica do cidadão”, disse. Henriqueta de Sousa e Silva, que concorre à liderança da OAA/ CPL para o triénio 2021-2023, defende ainda a promoção, reforço e o diálogo entre as diferentes gerações de advogados, servir os propósitos e necessidades dos associados, em estrita obediência aos estatutos e demais regulamentação da OAA. A candidata, cujo lema da campanha é “Comunicar mais para servir melhor” conta com uma equipa composta por quinze membros.

Além de Henriqueta de Sousa e Silva, concorre também o advogado Nilton Lopes Praia, cujo acto eleitoral acontece a 30 deste mês, em Luanda.

Maria Miranda Cassule