Carta do leitor: A situação do lixo é lastimável…

Carta do leitor: A situação do lixo é lastimável…

Saudações, senhores jornalistas e colaboradores!

É com muito prazer que mais uma vez escrevo neste espaço. Aqui, já escrevi sobre o lixo, as crianças e a covid-19, bem como a possibilidade de virmos a registar contentores cheios e famílias famintas, durante e depois da quadra festiva. O alerta, a chamada de atenção e conselhos foram passados. E se foram passados, era suposto serem acatados. Se fossem acatados por muitos, talvez viesse a ser desnecessário voltar a falar da situação.

Como foi possível perceber através das vozes dos ouvintes que rapidamente reagiram à Rádio Ecclésia (97.5), no dia 28 de Dezembro do ano 2020, denunciando que há muito lixo espalhado pelas ruas de Luanda, achei conveniente apegar-me à nota da jornalista que leu o noticiário das 12 horas, dando conta que, “a situação do lixo é lastimável”…, para juntos e com o apoio deste magnífico espaço (Carta do leitor, reiterar que, tendo em conta a situação que vivemos actualmente, não é bom que depois da boa convivência entre as várias famílias, venhamos a viver maus momentos por invasão da covid-19, um mal que não lida com sujidade, que por sinal já tem se demonstrado derrotado, fruto do esforço que o Executivo tem empreendido.

Com estas pequenas linhas, gostaria de mais uma vez chamar atenção às autoridades que cogito não estarem alheias à situação, se considerarmos que durante a quadra festiva, a produção de lixo é maior, se comparado com os outros dias, que, seria melhor agir o mais rápido possível, no sentido de evitarmos danos psicofísicos ou social e aconselhar as famílias a depositarem o lixo no interior dos contentores, no sentido de facilitar a recolha do mesmo. Lixo zero, doença zero. Juntos pela luta contra a covid-19, bem haja!

Valentino Frederico, estudante de Psicologia do Trabalho e das Organizações