Lançada “Rota dos Museus” em Luanda

Lançada “Rota dos Museus” em Luanda

A AGTSA (Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos de Angola) e o INFOTUR (Instituto de Fomento Turístico) lançaram, nesta Terça-feira, dia 19 de Janeiro, em Luanda, com partida no Memorial Dr. António Agostinho Neto, a Rota dos Museus.

A iniciativa visa despertar e aumentar a cultura e a mentalidade pelos museus a fim de se criar identidade patrimonial. Estão nesta estreia membros do Infotur, da AGTSA, académicos, turismólogos e funcionários dos museus da Cidade de Luanda.

“Há um tipo de turismo denominado Turismo Cultural, que inclui o património cultural material e imaterial e os museus, como acervo da memória de um povo, revestem-se de utilidade idiossincrática”, lê-se numa nota a que o OPAÍS teve acesso. O turismo, através da roteirização, é a via dinamizadora capaz de dar aura aos museus, daí a iniciativa bipartida AGTSA-INFOTUR.

O itinerário tem como ponto de partida o Memorial Doutor António Agostinho Neto, segue pela avenida homónima, passa pelo Largo do Baleizão, entra nos Museus da Moeda e de Antropologia.

Em continuação, a iniciativa prossegue no dia 21 de Janeiro, às 08:30, com o seguinte itinerário: Palácio de Ferro, Museu Nacional de História Militar (Fortaleza de São Miguel), Museu Nacional de História Natural, Museu Nacional da Escravatura “Oportunamente, serão divulgadas as iniciativas subsequentes, que prevêm agregar outros atractivos turísticos da capital, tais como hoteleiros e gastronómicos, no âmbito de roteiros a serem operados por competentes operadores/agências do sector”, conclui a nota que vimos citando.