O projecto Capacitar para Cuidar, o Banco Económico e o Kuzola mona lançaram o “Programa de Capacitação ABA Angola”, um curso virtual que consiste em formar mais de uma centena de profissionais das áreas da saúde e da educação em matérias de tratamento de crianças com autismo
O curso em Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) ensinará técnicas de Behavioral Skill Training (BST), ou seja, de formação de habilidades comportamentais, segundo uma nota que chegou à redacção de OPAÍS, com o uso de vídeo-modelação dos procedimentos práticos que devem ser adoptados pelos profissionais.
A formação será feita através de uma plataforma avançada de aprendizagem e tecnologias educacionais, que permitirá que os alunos tenham acesso às suas aulas, interajam em comunidades práticas e participem nos processos de avaliação contínua através de computadores ou telemóveis, evitando, deste modo, uma exposição desnecessária ao coronavírus.
Os profissionais formados terão, depois, a missão de trabalhar com, pelo menos, oito mil e trezentas crianças das que se encontram diagnosticadas, em Angola, com transtornos a nível do neurodesenvolvimento.
O projecto Capacitar para Cuidar tem três anos e terá sido adiado pela Covid-19. Estima-se que Angola possua cerca de 576 mil pessoas com autismo, uma realidade ainda minada de muitos tabus e desinformação. Por isso, “é urgente, para além de informar, munir profissionais e familiares de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam garantir uma melhor qualidade de vida para todos os envolvidos”, lê-se.
1 Comentário
Eduardo Lelo 20 de Janeiro de 2021 a 15:41
Gosto do jornal , tenham informações importantes