Restos mortais do pianista moçambicano Adérito Gomate repousam no Cemitério de Michafutene

Restos mortais do pianista moçambicano Adérito Gomate repousam no Cemitério de Michafutene

Com o Alambique e o Grupo de jazz de Maputo, o músico abrilhantou momentos áureos das sessões de jazz” capital moçambicana e conquistou a admiração e o respeito dos amantes daquele género musical, segundo uma nota enviada a OPaís.

Foram ontem a enterrar no Cemitério de Michafutene, província de Maputo, os restos mortais, do pianista Adérito Gomate, falecido na última Sexta-feira, no Hospital Central de Maputo, vítima de doença.

Nascido na Zambézia, Adérito Francisco Gomate era integrante do Conjunto Musical Alambique, do qual foi co-fundador em 1984, com compositores ecléticos como Hortêncio Langa e Arão Litsure. Pianista por excelência, “era um apaixonado cultor do jazz e, pela persistência e dedicação, criou uma Big Band, com a colaboração de músicos da Banda da Polícia de Moçambique”. Mercê da sua sensibilidade e conhecimento musicais, a sua prestação foi de grande valia na prossecução dos objectivos de inovar e modernizar a música moçambicana dentro e fora do país.

Neste contexto, Adérito Gomate marcou presença nas digressões que levaram a Banda Alambique ao Zimbabwe, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia, a Itália, a Alemanha, a Holanda, a Áustria e a Suíça.

“Com o Alambique e o Grupo de jazz de Maputo, Adérito Gomate abrilhantou momentos áureos das sessões de jazz” capital moçambicana e conquistou a admiração e o respeito dos amantes daquele género musical, segundo uma nota enviada a O País.

Segundo o documento, Adérito Gomate estudou música no Centro de Estudos Culturais especializandose em piano e guitarra. Após a conclusão do curso, ao longo da sua vida profissional, o malogrado trabalhou como pianista em alguns hotéis da cidade de Maputo.

“Simultaneamente dedicava-se ao ensino, leccionando música na Escola Internacional de Maputo, tendo colaborado igualmente com o Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação (INDE) na produção de manuais de educação musical para o Ensino Básico”.

O conjunto musical Alambique considera que “a inesperada partida de Adérito Gomate deixa um profundo vazio aos seus colegas e uma enorme instabilidade na carteira de projectos” da banda com vista ao desenvolvimento da música moçambicana.