Editorial: Debate mensal

Editorial: Debate mensal

Hoje os deputados voltam a reunir-se para mais um debate mensal, cujo tema será ‘o combate à impunidade como factor primordial à boa governação’. A discussão em causa não está distante daquilo que tem sido apanágio do partido no poder, o MPLA, nos últimos tempos.

Talvez, por isso, tenha sido ele próprio a propor para esta Quinta-feira, 21 de Janeiro, que os parlamentares se debrucem sobre este tema que tem estado na agenda dos angolanos em geral. A impunidade, que durante largos anos se viveu no país, resvalou para outros males, entre os quais a corrupção, o favorecimento, o tráfico de influência e o nepotismo, tidos como os principais tipos de corrupção que fizeram com que os camaradas, hoje liderados pelo Presidente João Lourenço, fizessem deste tema o principal inimigo a abater.

Depois do fim da guerra, em 2002, já o seu antecessor, José Eduardo dos Santos, descrevera a corrupção, por exemplo, como sendo o segundo mal a ser combatido no país. Mais do que acusações, o ideal seria que os deputados apontassem caminhos para que se diminua o fenómeno e facilitem o desenvolvimento.