Executivo tenciona ir para além das metas previstas para o sector dos recursos minerais

Executivo tenciona ir para além das metas previstas para o sector dos recursos minerais

O Executivo garante estar engajado no cumprimento das metas prevista no Programa Nacional de Desenvolvimento 2018- 2022 a nível da refinação do petróleo

Uma das metas do mandato político em vigor no país é iniciar a construção de uma refinaria de petróleo, mas o sector ambiciona ir além deste horizonte, segundo um programa existente.

A garantia foi dada, ontem, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, durante um encontro informal com jornalistas e influenciadores de opinião denominado “Café com Media”.

“O que temos previsto é o aumento da produção da gasolina a nível da refinaria de Luanda em cerca de três vezes mais, a construção da refinaria de Cabinda com a capacidade de 60 mil barris”, enumerou o governante.

Apesar da situação planetária actual não ser fácil, a pretensão do Executivo é perseguir estes objectivos, assim como lançar ainda, no mandato político em curso, a construção da refinaria do Soyo.

O ministro garantiu que o projecto da refinaria do Soyo teve o seu início, mas a situação da pandemia acabou por se transformar em entrave, paralisando durante algum tempo os passos do projecto.

Diamantino Azevedo promete ainda este mês de Janeiro fazer uma comunicação para dar o ponto de situação sobre o projecto no município petrolífero da província do Zaire. São igualmente projectos inscritos no leque das prioridades a refinaria do Lobito, um projecto que já decorre há anos. O facto dos custos terem derrapado para níveis além do previsto provocou a sua revisão.

O gás é outro dos sectores inscritos nas prioridades. “O objectivo é atrairmos mais investimentos para o sector (do gás) para termos alguma sustentabilidade”, asseverou o ministro.

A produção de fertilizantes e o aproveitamento do gás, por via de construção de uma siderurgia no país ,são outras das ambições pautadas por Diamantino Azevedo.