Rede de assaltantes de cartões multicaixa desmantelada em Luanda

Rede de assaltantes de cartões multicaixa desmantelada em Luanda

Cinco indivíduos, três angolanos e dois nigerianos, que pertencem a uma rede que assaltava e transferia valores de cartões multicaixa, na cidade de Luanda, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), após denúncia de um assalto de que foi vítima uma jovem de 18 anos

Os três angolanos, identificados apenas por MNM, de 29 anos de idade, NM, de 39 anos de idade e FML, de 32 anos de idade, são os que andavam com vários cartões multicaixa de diversas agências bancárias, posicionavam-se nos ATM de pouca aderência, adoptando duas estratégias para ludibriar o pacato cidadão.

Quando notassem a presença de um cidadão no ATM, um deles apresentava-se a este cidadão como se fosse alguém que não sabe manusear o cartão e, no momento em que o cidadão lhe dava as devidas explicações, aproveitava-se da distração do mesmo e trocavam o cartão multicaixa.

No segundo cenário, segundo explicações obtidas do porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, quando surge um cidadão que não sabe manusear o ATM, ao pedir ajuda a um deles, trocavam-lhe o cartão. Com esta acção, esses cidadãos, já em posse dos cartões multicaixa desviados, seguiam para o mercado dos Correios, nas lojas de venda de peças de automóveis, em que são proprietários os cidadãos de nacionalidade nigeriana identificados como VC, de 29 anos de idade, e HB, de 47 anos de idade, já detidos, que facilitavam a transferência dos valores dos cartões.

Os nigerianos tinham como contrapartida, em cada transferência feita, 20% do valor transferido. Esta ilicitude, segundo declarações da quadrilha diante do SIC, tem sido cometida há mais de um ano e os valores monetários provenientes destes movimentos são gastos na compra de alimentos e noutras despesas.

Das diligências feitas, o SIC encontrou 40 cartões multicaixas de diversos bancos. Questionados sobre a proveniência dos mesmos, os acusados alegaram que derivam dos assaltos realizados na via pública, outros nas bombas de combustíveis e nos hospitais, sobretudo nos compartimentos em que são colocados os documentos perdidos e achados. A polícia apreendeu igualmente dois Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), dois telemóveis, sendo um de marca iPhone e o outro Nokia e uma viatura de marca Toyota modelo Starlet, cor branca, com a matrícula LDB-99-29.

Como a rede foi descoberta

A viatura foi apreendida porque era usada pelos acusados para o cometimento dos crimes, depois de uma participação feita por uma cidadã de 18 anos, também vítima do grupo. Desde então, o SIC passou a investigar a rede.

Rezam os factos que, no dia 18 do corrente mês, por volta das 12 horas, a jovem foi surpreendida por um elemento que dizia ter dólares norte-americanos para comercialização numa casa de câmbio, cuja localização desconhecia. A vítima saía da agência do Banco Sol, localizada nas imediações do Hospital Geral de Luanda.

Enquanto dava informações, outros dois surgiram na referida viatura Starlet e, sob ameaças de morte, puseram-lhe no interior do carro. Foi levada até às imediações do supermercado Angomart e subtraíram-lhe um telemóvel de marca iPhone, 30 mil Kwanzas e imediatamente pediram-lhe que abandonasse o veículo.

‘Atendendo a gravidade da situação, rapidamente criou-se uma equipa de O/O que através do TIP dirigiu-se à zona do Kimbango, Calemba-2. Foi nas imediações do condomínio Jardim do Éden que localizaram e detiveram os assaltantes’, segundo o porta voz do SIC.