Especialista diz que avaliação positiva do FMI trás numa luz no fundo do túnel

Especialista diz que avaliação positiva do FMI trás numa luz no fundo do túnel

O economista Fernando Paixão alerta que existem riscos peculiares que podem resultar da pandemia da Covid-19 e da volatilidade do preço do barril do petróleo. Realça ser prematuro fazer uma avaliação se este parecer do Fundo Monetário Internacional (FMI) terá um impacto positivo na vida do cidadão comum, mas reconhece que há uma luz no fundo do túnel

 

Para Fernando Paixão, sempre que se tiver que falar de projectos de investimento, neste momento há riscos associados, apesar da avaliação do FMI ser positiva. Acredita que se desconhece qual será o comportamento da pandemia nos próximos tempos. Fernando Paixão explicou que a Covid-19 limitou de forma significativa as trocas comerciais a nível mundial, o que determinou a paralisação de inúmeras unidades de produção. No que diz respeito a principal commoditie da nossa economia, o petróleo, que tem vindo a registar oscilações positivas, nos últimos dias, impulsionado pela tomada de posse do Presidente americano Joe Biden, Fernando Paixão disse que isto não representa uma garantia segura.

“O petróleo pode subir como pode descer a qualquer momento. Há o caso da depreciação da taxa de câmbio em face das principais moedas internacionais e esses factores, por sua vez, traduzem-se como risco eminente ao processo de recuperação e melhoria da economia”, explicou. O interlocutor lembrou que, apesar de Angola ser produtor de petróleo, não tem força para pressionar os mercados no sentido positivo ou negativo na variação de preços, o que faz com que a perspectiva de evolução económica de Angola ainda seja muito desafiante, diante da conjuntura global.

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.