Fome afugenta famílias do Cubal para o Dombe-Grande

Fome afugenta famílias do Cubal para o Dombe-Grande

O grito de socorro não vem apenas dos habitantes da comuna da Kapupa, município do Cubal, mas de toda zona sul da província de Benguela. No município do Caimbambo, por exemplo, os dados das autoridades locais apontam para a existência de um total de 20 mil famílias afectadas pela seca. A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, admite carência alimentar um pouco pelo país, tendo, por isso, procedido à entrega de bens diversos

 

São maioritariamente habitantes da comuna da Kapupa, município do Cubal, que por falta de chuva desde Novembro último, estão a abandonar as suas zonas de residência à procura de comida na comuna do Dombe-Grande, município da Baía-Farta, fugindo de uma crise alimentar.

As famílias lançam o grito de socorro na esperança de que as autoridades venham a definir políticas para uma possível inversão do quadro, enquanto clamam, através de rezas, a Deus que conceda chuva ao Cubal. Neste momento, o município do Cubal está a registar uma seca que devasta várias culturas e deixa muitos camponeses sem alimentos.

Associado a isto, está o facto de não haver também pasto para o gado, tornando o cenário desolador, como descrevem várias famílias camponesas. Diante desta situação, muitas delas não viram outra solução senão deslocar-se de um ponto para o outro à procura de comida. Maior parte das quais preferiu o Dombe-Grande como destino preferencial, uma vez que lá há água em abundância para o cultivo, embora tenham de “vencer” a tuta, uma praga que está a destruir a cultura de tomate.

A equipa de reportagem do OPAÍS constatou, na Quarta-feira, no Dombe-Grande, a presença de muitos cidadãos provenientes fundamentalmente do Cubal, que têm vindo, nos últimos dias, a “inundar” as fazendas locais à procura de trabalho e alimento.

“Eles até não se preocupam muito com o salário, o que eles querem mesmo é mais comida para matar a fome”, disse Agostinho de Oliveira, agricultor no Dombe-Grande. O grito de socorro não vem apenas do Cubal, mas de toda a faixa sul da província. No município do Caimbambo, por exemplo, os dados das autoridades locais apontam para a existência de um total de 20 mil famílias afectadas pela seca e, por conseguinte, fome, conforme avançou a emissora provincial.

Pedro Camício abandonou o Cubal e rumou para o Dombe- Grande, onde esperava encontrar trabalho. Mas, posto naquela comuna adstrita à Baía-Farta, não teve a mesma sorte que os seus companheiros que conseguiram um lugar para trabalhar e viver na fazenda de um senhor identificado apenas por Óscar, por se terem adiantado em abandonar a Kapupa e Kaimpumba, suas zonas de residência.

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.