Saída de Angola da OPEP esta “fora de questão”

Saída de Angola da OPEP esta “fora de questão”

A garantia é do ministro responsável pelo departamento responsável pela exploração e gestão dos recursos minerais e foi dada em resposta à reiterada necessidade da saída do país do cartel do petróleo que é proposta por “certos círculos de opinião”, sob argumento de a permanência ser “luxo na miséria”

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou um falso problema “a reiterada sugestão” de certos círculos nacionais que propõem a saída do país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Segundo o governante, mais do que a necessidade de saída da maior organização do “cartel do petróleo”, Angola vê muitas vantagens e benefícios, o que lhe leva a “discordar” da sugestão de que o país esteja a optar pela política de “luxo na miséria” ao se sujeitar às regras da organização, incluindo o pagamento das suas quotas e obrigações.

O governante considerou o debate em torno da sugestão “um tema esgotado”, porque os defensores da ideia nunca chegam a apresentar factos e números capazes de mostrar “o que o país perde” com o seu engajamento na organização. O ministro defende que a OPEP não é apenas uma organização de “cortes da produção do petróleo”, chegando a ser para Angola uma óptima plataforma para troca de experiência. O velado argumento apresentado por tais círculos, de que a baixa produção de petróleo de Angola é consequência da permanência do país na organização “não colhe”, porque Angola nunca sentiu os efeitos dos cortes impostos pela OPEP.-