270 cooperativas agrícolas vão receber financiamento do Executivo

270 cooperativas agrícolas vão receber financiamento do Executivo

O objectivo é o de dar maior dinamismo no sistema logístico de recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição dos produtos do campo, segundo o secrectário de Estado para a Economia, Mário João

O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) vai financiar 270 projectos representados pela Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola (UNACA), para alavancar a produção agrícola no país.

As conclusões constam de um memorando de entendimento as sinado ontem, em Luanda, entre o MEP e a UNACA para dar vitalidade no sistema logístico de recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição dos produtos do campo.

Na ocasião, o secretário de estado para a Economia, Mário João, disse esperar que, com a assinatura do memorando de entendimento entre as duas instituições, o crédito venha impulsionar o sector agrícola no país.

Mário João explicou que o Executivo pretende fazer funcionar o sistema logístico para que responda às exigências ligadas a cada fase do ciclo associado aos produtos agro-pecuários produzidos e adquiridos a nível da sua recolha, selecção, embalagem, conservação e distribuição.

O presidente da UNACA, Albano Lussati, alinhou no mesmo sentido, tendo explicado que essa iniciativa vai impulsionar o surgimento e desenvolvimento de mais cooperativas no país e, desta forma, desenvolver a agricultura.

A UNACA, que controla mais de mil cooperativas no país, sempre se bateu para necessidade da facilitação do crédito agrícola e a necessidade de maior flexibilidade nos preços de insumos e equipamentos para que os camponeses tenham facilidade em aumentar a produção de alimentos.

O MEP e a UNACA vão desenvolver e implementar parcerias estratégicas com a indústria agro-alimentar, promovendo sinergias na cadeia de valor que reforcem a capacidade negocial, prevendo, inclusive, o recurso a mecanismos sustentáveis de obtenção de crédito para os camponeses.

O MEP vai aumentar o número de cooperativas de encontro com as necessidades de forma a reanimar o cooperativismo em Angola.

Alerta para o reembolso

Entretanto, recentemente, Albano Lussati, alertou para o surgimento de cooperativas que apenas pretendem o financiamento do Governo com grande risco de não reembolsarem os valores do crédito.

Segundo o responsável, as medidas de alívio económico aprovadas pelo Executivo estão a impulsionar o surgimento de aproveitadores que criam cooperativas agrícolas para beneficiar do financiamento, sem qualquer intenção de pagar o crédito obtido.

Por esta razão, a UNACA defende a necessidade de se levar a cabo acções de consciencialização e capacitação dos líderes e dos empreendedores rurais, sobre o verdadeiro papel das cooperativas agrárias na vida sócio-económica das populações e na economia nacional.