Amanda Gorman, poetisa de 22 anos que arrepiou na Cerimónia Presidencial Biden-Harris

Amanda Gorman, poetisa de 22 anos que arrepiou na Cerimónia Presidencial Biden-Harris

A manhã de 20 de Janeiro de 2021 ficou inscrita na história dos Estados Unidos da América, com a sonhadora pena, leve, imensa e eloquente de Amanda Gorman, em Washington D.C., na Cerimónia Inaugural do Presidente Joe Biden e da Vice-Presidente Kamala Harris. Amanda Gorman foi a primeira americana de sempre a ser laureada Poetisa Nacional Jovem, em Abril de 2017, constituindo mais um dos radiosos passos que tomou, com trilhos na Universidade de Harvard, ambicionando candidatar-se à Presidência dos E.U.A, em 2036. “The Hill We Climb” é, indubitavelmente, o poema que define a sua soberba carreira, que lhe deu mais de 2 milhões de seguidores no Instagram em meras 20 horas

Por baixo do reluzente Sol que submergiu a manhã no Capitólio dos Estados Unidos da América, os seus sábios braços foram a extensão da sapiência das suas palavras, personificadas em “The Hill We Climb”.

Tal como as orgulhosas tranças africanas, que herdou dos seus “ancestrais escravos” e decidiu erguê-las no alto da sua cabeça, no dia do topo da sua pátria América, o sentimento versado por Amanda a todos a alma elevou e arrepiou.

Essas, as tranças, empoleiradas e entrelaçadas na posição cimeira do seu eu poético, sobrepondo-se à sua baixa estatura e altitude dos microfones do púlpito com Selo Presidencial, reflectiram a eloquência de ideais palpáveis num majestoso poema ao qual o mundo se rendeu, tal como o fez a sua “nação por concluir”.

Nas estrofes de “The Hill We Climb”, influenciado pelo assalto ao Capitólio de 6 de Janeiro, a jovem poetisa de 22 anos transpareceu a incomensurável vontade de unificação que a sua nação tem, apesar do presente “catastrófico” que vivem.

Não pondo de parte o passado herdado, por si relembrado, no futuro, está certa que, “se fundirmos misericórdia com força, e força com o que é certo, então o amor será o nosso legado e mudança, o direito de nascença dos nossos filhos”. Assim, “iremos reconstruir, reconciliar e recuperar.”

O momento que define a sua carreira: “The Hill We Climb”…

Numa Cerimónia Presidencial que tudo teve para representar, em pé de igualdade, a riqueza étnica e cultural que faz da América um todo ideal, não há dúvidas de que Amanda Gorman foi “a cereja no topo do bolo”.

Na recitação do seu poema criado em tempos turbulentos, a poetisa falou não só com a voz e alma, mas, particularmente, com a fluidez dos seus braços, contrastando com a profundidade e determinação do seu olhar.

A sua força deu vida ao poder da juventude, a sua inspiração foi espelho dos tormentos que milhões de americanos anseiam deixar de viver, os seus desejos são partilhados pelo Presidente da República e o seu talento tornou-se impossível de descrever.

Por isso, assenta-lhe que nem uma luva a caraterização que o astro cinematográfico Chadwick Boseman fez em 2018, de outros artistas americanos, imensos em poder apesar do preconceito enfrentado na indústria, por serem “jovens, talentosos e negros” e ainda assim brilharem.

Mais de 2 milhões de seguidores em 20h

Na Quarta-feira, pouco menos de 4 horas após término na Tomada de Posse do Presidente Joe Biden e da Vice-Presidente Kamala Harris, cerca de 1 milhão de novos seguidores no Instagram alistaram- se à conta da jovem poetisa Amanda Gorman.

A sua declamação foi de tal forma gigantesca e incomparável, que Amanda Gorman passou a ter a sua conta do Instagram subscrita por figuras proeminentes, da política às artes e cultura, como a senadora Alexandria Ocasio-Cortez e o mais novo senador eleito recentemente na Georgia, Jon Ossof, empossado ainda na Quarta-feira, pela primeira Vice-Presidente da história norte-americana, que é uma mulher negra chamada Kamala Harris.

Na lista de seguidores estão também estrelas de Hollywood e passadeiras vermelhas como a super model Tyra Banks, a cantora e compositora Alicia Keys, a actriz e modelo Zendaya, a actriz Reese Whiterspoon, o heptacampeão de F1 Lewis Hamilton, a Miss Universo 2019 Zozibini Tunzi, a super model Naomi Campbell, a modelo plus-size Asheley Graham, cineasta e produtora Shonda Rhimes, o fotógrafo Jordan Matter e a modelo e empresária Chrissy Teigen.