Banco Mundial disponibiliza 12 milhões de Kzs para produção de sabão

Banco Mundial disponibiliza 12 milhões de Kzs para produção de sabão

 

A situação económica de muitas escolas que não possuíam condições para o asseguramento das normas de biossegurança, no reinício das aulas no ensino primário, poderá conhecer um desafogo com esta iniciativa

O Banco Mundial vai disponibilizar 12 milhões de Kwanzas para financiar a produção de 345 mil barras de sabão na província do Cuanza-Norte, segundo informações avançadas pelo director local do Gabinete da Educação, Manuel Lourenço.

Os 12 milhões de Kwanzas que o Cuanza-Norte vai receber serão usados para a compra de soda cáustica ou hidróxido de sódio, corantes, óleo vegetal ou de palma (usado ou selado) e outros produtos essenciais no fabrico do sabão artesanal.

O responsável precisou que a iniciativa vai contribuir para desafogar a situação económica de muitas escolas que, praticamente, não possuíam condições para o asseguramento das normas de biossegurança, no reinício das aulas no ensino primário.

A vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico do Cuanza Norte, Leonor Ferreira de Lima e Cruz, ouvida pela Angop, considerou que a concretização do projecto contribuirá para o reforço do sentimento de segurança dos encarregados de educação e garantir um ambiente seguro e saudável para o retorno das aulas no ensino primário.

A responsável disse ainda que a iniciativa é fundamental para mitigar a carência de sabão nas unidades escolares, elemento essencial para a lavagem das mãos e para evitar o contágio da Covid-19 ou outras enfermidades.

Leonor Ferreira de Lima e Cruz apelou aos directores de escolas a explorarem no máximo esta oportunidade, no sentido de se aproveitar da melhor forma o que antes era considerado lixo orgânico nas comunidades para a confecção de quantidades suficientes de detergentes.

23 milhões em Malanje

Na Segunda-feira, 18, a mesma instituição já havia disponibilizado 23 milhões de Kwanzas para autossustentabilidade das escolas localizadas nos 14 municípios para prevenir a Covid-19. Cada município vai beneficiar de um valor que varia entre 512 mil e 5 milhões de kwanzas para a compra dos produtos a cima referidos.

O sabão produzido com este financiamento vai servir para garantir a higienização de dez mil e 654 escolas do ensino primário no país, no presente ano lectivo, propriamente para melhorar a limpeza no âmbito das acções de combate à Covid-19.

Inserido no plano de emergência do sector da Educação, para prevenir e combater o novo coronavírus, o projecto financiado pelo Banco Mundial visa a produção de sabão em 168 centros no país.

Para a sustentabilidade do projecto, numa primeira fase, o Ministério da Educação está a capacitar, em todo o país, 628 trabalhadores, 128 formadores provinciais, gestores escolares e professores, para trabalharem nos centros de produção de sabão.

O projecto tem como objectivo garantir um ambiente saudável para o reinício das aulas do ensino primário, previstas para o mês de Fevereiro, a garantia da intensidade e frequência das actividades de limpeza e desinfecção das escolas, alunos, professores e outros funcionários, bem como melhorar as práticas de higiene.